Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Criando um cliente RDP através do Tiny Core - Servidor de terminais

MULTITERMINAL - SERVIDOR DE TERMINAIS

Finalidade: Criar uma forma de prover acesso através de RDP à micros de capacidade reduzida sem utilizar PXE.

Aplicações: Micros com hardware obsoleto (Requisitos recomendados: Pentium 2, 128M Memória, 72MB em disco) ou micros atuais de capacidade/tamanho/custo reduzidos utilizando pendrive.
Ambiente de demonstração: Iremos instalar o Tiny Core v5.3 em um pendrive, utilizando para isto um VMware Workstation 10 sobre Windows Server 2008. O cliente RDP irá acessar um servidor com Windows Server 2012.
Observações: O computador que for utilizar como Cliente RDP deve ter suporte a boot por USB se for utilizar pendrive, caso for usar HD o procedimento é idêntico ao do vídeo. Eu realizei a demonstração utilizando VMware Workstation, este não tem a opção de boot via USB, para contornar a limitação irei utilizar uma ISO do PLOAP, esta ferramenta realiza o boot através de CD e possibilita a inicialização de um sistema através de pendrive.
Recomendação: Se for criar vários pendrives para distribuir em várias máquinas, após confeccionar o primeiro faça uma imagem dele utilizando o programa Win32 Disk Imager. Quando precisar alterar as configurações do cliente RDP basta que altere o script remote.sh no ThinClient especifico.
Procedimentos:
01 – Faça download do Tiny Core no site do fornecedor.
02 – Grave a ISO em um CD.
03 – Inicie o computador através da ISO.
04 – Confira se sua placa de rede foi reconhecida e recebeu IP. Para isto abra o terminal e digite ifconfig.
05 – Instale o Tiny Core no seu dispositivo de armazenamento, para isto clique em App -> Cloud -> Browse, procure tc-install.tcz, após seleciona-lo marque na caixa de seleção Download + Load e clique em Go.
06 – Após a instalação irá surgir um novo ícone na wbar (TC_Install). Clique nele.
07 – Selecione USB-HDD e SDA (caso tenha mais de um HD/pendrive selecione SDx correspondente) , avance as telas sem modificar as opções. Quando chegar na última clique em Proceed, ao termino da instalação desligue o computador e retire o CD-ROM.
08 – Ligue o computador através do pendrive (ou HD) e faça download/instalação dos pacotes rdesktop.tcz e kmaps.tcz. Para isto abra o terminal e digite: tce-load -wi rdesktop.tcz tce-load -wi kmaps.tcz . O primeiro pacote é o cliente RDP Linux e o segundo é para incluir o layout de teclado abnt2 nos arquivos do sistema.
09 – Entre com o comando a seguir de acesso à diretório: cd /home/tc/.X.d
10 – Copie o arquivo de layout de teclado pt-br do rdesktop para o diretório corrente: sudo cp /usr/local/share/rdesktop/keymaps/pt-br ./br-abnt2
11 – Este arquivo utiliza o layout abnt, para utilizar abnt2 edite o arquivo br-abnt2 (cópia do pt-br) na terceira linha alterando-a de map 0x416 para map 0x10416
12 – Crie o arquivo remote.sh com o seguinte conteúdo:
while :
do
sleep 3
rdesktop -u “” -d nomedodominio -f -z 192.168.0.250 -k /home/tc/.X.d/br-abnt2
sleep 12
done
Este arquivo que será executado quando o Tiny Core iniciar, portanto vamos entende-lo:
O script é executado infinitamente (laço while : )
3 segundos é o tempo que após a inicialização do Tiny Core o rdesktop será acionado. Gosto de deixar este tempo, ao invés de carrega-lo imediatamente, para que o sistema tenha janela para carregar a interface gráfica por completo.
15 segundos é o tempo que o script aguarda pra executar o rdesktop a partir da segunda vez. Exemplo: Se o usuário fizer logoff de sua sessão RDP irá demora 15 segundos para a tela do servidor ser reaberta e para que possa ser feito um novo logon. Este tempo é necessário uma vez que após logoff do usuário, caso for desligar o ThinClient, é necessário que utilize o botão EXIT para encerrar o terminal corretamente.
Os parâmetros -u, -d, -f, -z, -k são respectivamente: nome de usuário, nome do domínio, executar em tela cheia, IP do host, layout de teclado utilizado na sessão.
13. Entendido o script remote.sh, vamos editar o arquivos /opt/bootlocal.sh para que após a inicialização do Tiny Core seja definido o layout de teclado do sistema e para que seja acionado o remote.sh. Acrescente as seguintes linhas no bootlocal.sh:
loadkmap < /usr/share/kmap/qwerty/br-abnt2.kmap
/home/tc/.X.d/remote.sh
14. Para adicionar um plano de fundo (armazenado em um CD) e personalizar a wbar observe os procedimentos realizado no intervalo de 10 à 12 minutos do vídeo.
Vídeo passo a passo

Fonte: https://phmetas.wordpress.com/2014/06/20/criando-um-cliente-rdp-atraves-do-tiny-core/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.