Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Como rodar várias instâncias do Firefox ao mesmo tempo

A Mozilla ainda não criou uma forma de que o Firefox ocupe menas meória, e que as abas sejam processos independentes (assim como o Google Chrome) – já ouvi boatos que a versão 4 do Firefox terá este suporte. Já passei por momentos em que precisava testar um sistema no Firefox em uma versão anterior a que possuia instalada no meu computador. A solução…? Baixar uma  versão portável, instalar e depois fechar o firefox atual e abrir o portável para testar.
Vou ensinar a você a passar por essa situação de forma mais fácil e perfeita!

Esta semana fiquei intrigado com isso, e em algumas pesquisas mais extremas no Google, encontrei uma dica no site “www.mouserunner.com” que realmente funcionou e achei muito proveitosa.
Criando um arquivo “.bat” para a chamada do firefox, podemos passar parâmetros para exibir os perfils que o firefox utiliza quando ele está aberto. Fazendo com que seja possível abrir mais de uma instância do processo do Firefox. Isso também é legal para quem compartilha o computador com irmão, namorada, etc.
Este novo perfil, além de carregar somente as informações dele (óbvio e lógico), também permite que essa nova instância, venha limpinha, ou seja, sem nenhum complemento adicional.
Com isso é possível por exemplo, criar perfils para cada assunto específico. No meu caso, deixei o perfil padrão com o que já usava atualmente, e criei outro perfil para usar quando estou somentr trabalhando com SEO, e neste instalei somente os complementos que me ajudam neste trabalho. Assim, apesar de ser um novo processo, mas este novo processo ficou mais leve, pois não precisa de todos os outros complementos que uso no dia a dia, mas sim só os que me ajudam no trabalho de SEO.
Como fazer isso:
Primeiro, lógico com o Firefox instalado, abra o notepad ou seu editor preferido e insira os seguintes textos:
@echo off
set MOZ_NO_REMOTE=1
start “” “C:\Program Files (x86)\Mozilla Firefox\firefox.exe” -p
set MOZ_NO_REMOTE=0
No meu caso, o caminho do meu Firefox é “C:\Program Files (x86)\Mozilla Firefox\firefox.exe”, então você deve trocar isso pelo caminho onde se encontra o executável no seu computador.
Depois salve este arquivo com a extenção “.bat”, no meu caso salvei com o nome: “firefox_another_instance.bat”. E pode fechar esta edição do arquivo.
Com este arquivo, basta dar dois clicks para executar ele. Se você pos o caminho correto na linha de comando do arquivo, ele vai abrir uma janela como esta:
Agora você pode clicar no botão “Novo Perfil”. Vai aparecer uma janela como esta:
Coloque o nome que quizer para este novo perfil. No meu caso coloquei “jeff_drumgod” ©  meu nick global no matrix ;) . Se quizer também pode escolher uma pasta específica para salvar este perfil. Fica a seu critério.
Pronto, clicando em “Concluir”, esta janela se fecha e você vai ver o novo perfil do Firefox.
Veja que está marcado a opção “Sempre usar este perfil”. No caso, desmarque esta opção. Assim quando você clicar novamente ícone do Firefox, ele ao invés de abrir o browser, vai abrir a janela pedindo qual perfil você quer abrir.
Veja como ficou. Tenho duas instâncias do firefox aberta. Uma limpa sem nenhum complemento, e outra com todos os meus complementos instalados.
Veja como ficou os processos: (o que está ocupando mais memória, eu estava com várias páginas abertas)


Retirado de: http://blog.webcres.com.br/dicas/como-rodar-varias-instancias-do-firefox-ao-mesmo-tempo/298
Em: 05/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.