Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Como conectar à um servidor Linux via Remote Desktop (Windows)


Image for post
Tela de login do RDP



[TL;DR]

Um dia resolvi criar uma VM Linux no trabalho e queria acessar utilizando o software que já estava habituado para gerenciar conexões remotas no Windows (Remote Desktop Organizer ~ a.k.a RDO).

Eu estava usando Linux Mint 17 na época e não tive sucesso, mesmo seguindo vários tutoriais que eu achei no google e não conseguia fazer o maldito XRDP funcionar, e foi então que eu desisti.

Minha área é de infra mas na empresa onde eu trabalho todas as soluções são para Microsoft e rodam no Windows, então não tinha muito motivo para usar Linux, mas ainda assim eu queria ter este servidor e acessar usando o RDO e hoje 09/11/2018 eu resolvi dar uma nova pesquisada, pois criei uma nova VM com o Linux Mint 19 (MATE).

Ainda que eu seja de Infra e minha área seja suporte eu estou sempre conectado com a área de dev e resolvi estudar programação para melhorar minhas skills e (quem sabe?) melhorar meu salário na empresa onde trabalho,então tenho estudado JavaScript e seus Frameworks (Tanto front como back).

Preparando o ambiente Linux

Dito isto, vamos iniciar os preparativos para poder fazer a mágica acontecer.

>> Configuração

  1. Após baixados os pacotes e instalado o XRDP, reinicie o computador;
  2. Após reiniciar o computador, vamos instalar o pacote xorgxrdp:
    ~$ sudo apt-get install xorgxrdp
  3. Como o Mate não permite conexões simultâneas do mesmo usuário, é preciso executar o comando abaixo para que seja possível:
    ~$ echo env -u SESSION_MANAGER -u DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS mate-session>~/.xsession

Acessando a máquina Linux a partir do Windows

Image for postImage for post

Tela do Remote Desktop

Nota: Você precisa saber o ip do servidor que você acabou de criar para executar os passos a seguir.

1. Digite Win + R para abrir a caixa Executar e digite o comando mstsc;

2. Após abrir a tela Conexão de Área de Trabalho Remota, digite o ip do servidor Linux na caixinha Computador;

3. Clique em Mostrar Opções para possibilitar inserir o nome do usuário;

4. Após clicar em Conectar, será necessário clicar em Sim para confirmar a identidade do computador que está sendo alvo da conexão. Clique em Não perguntar novamente sobre conexões com este computador;


Realizados estes passos, abrirá a tela do XRDP solicitando as informações module, username e password.
Preencha estas informações, clique Ok.

Pronto! Agora você está conectado e poderá usar o ambiente gráfico do seu Linux Mint remotamente.

Nota: Os passos aqui descritos são uma compilação de passos que eu encontrei em uma pesquisa rápida no Google, porém tive que executar passos de mais de um pois somente o primeiro artigo não foi suficiente para resolver meu problema.


Referências:

Referência: https://medium.com/@fabianosarmento/como-conectar-%C3%A0-um-servidor-linux-via-remote-desktop-windows-aa5ce95405e8
FIGUEIREDO, Sergio. Conectando máquina remota Linux via Remote Desktop. Disponível em:
https://medium.com/sfigueiredoit/conectando-m%C3%A1quina-remota-linux-via-remote-desktop-2ce1c1d4dc47
Linux Mint Fórum. xrdp doesn’t work on Mint 19. Disponível em: https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=272329

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.