Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

COMO CONSTRUIR UM MAPA DE ESTOQUE NO EXCEL - LOGÍSTICA - WMS

Achei no site GUIADOEXCEL (www.guiadoexcel.com.br) uma ferramenta fantástica para auxiliar na localização de produtos dentro do estoque totalmente construída em Excel.

Segue abaixo a matéria incluindo links para download


Este relatório em Excel tem o objetivo de demonstrar a posição de produtos no Estoque de uma empresa. O mapa de Estoque, aqui foi feito em Excel, mas é uma importante ferramenta para a qualquer sistema de WMS.

COMO FUNCIONA A LOCALIZAÇÃO DE PRODUTOS DENTRO DO ESTOQUE?

Mapa de estoque dinâmico Excel Logística WMS
Para identificar armazéns e Centros de Distribuição (CD) é necessário criar métodos ou sistemas de localização de estoque que indiquem a posição das mercadorias no armazém e permitam o rastreamento dos produtos. Atualmente, existem diversos sistemas com este intuito, mas nem todos são fáceis de implementar e de usar.
Um dos sistemas mais simples é o de orientação geográfica acompanhada por sinalização, que evita cálculos e outras dificuldades para localização de mercadorias no CD.” Toque color
No caso do endereçamento utilizado para localizar os produtos nesta planilha de mapa de estoque nós temos o endereçamento conforme a imagem no topo deste subtítulo.
  • Rua: A rua é é a própria “prateleira” aonde estão condicionados os produtos.
  • Coluna ou prédio: A coluna ou prédio como pode notar é a disposição vertical das prateleiras, tal como prédios.
  • Nível ou andar: A posição horizontal dos produtos é chamada de nível ou andar.
  • Sequência: Endereço reduzido aonde estão os produtos.
Desta forma o endereço de um produto no estoque seria por exemplo: Rua 1, Prédio 3, Andar 2, o suficiente para identificar qual a prateleira, em qual coluna e em qual nível, está o produto, localizando-o facilmente.

A PLANILHA DE MAPA DE ESTOQUE EXCEL

Mapa de estoque dinâmico Excel Logística WMS 2
A planilha de mapa de estoque em Excel foi criada com base em uma planilha com todos os dados dos produtos, Rua, Nível, Prédio, Categoria e Produto.
Os filtros são realizados á partir de Slicers (Segmentação de dados) realizados sobre uma tabela em Excel.
Como não é possível fazer o uso da função SOMASE ou SOMASES diretamente sobre dados filtrados, pois o sistema irá somar todos os dados independente se estão ou não ocultos.
Mapa de estoque Excel Logística WMS
Desta forma foi utilizada uma função matricial com várias funções, conforme abaixo:
{=SOMARPRODUTO(SE(Base!$B$2:$B$501=Estoque!$H8;SE(Base!$C$2:$C$501=Estoque!I$7;Base!$D$2:$D$501))*SUBTOTAL(3;DESLOC(Base!$A$2;LIN(Base!$A$2:$A$501)-LIN(Base!$A$2);)))}
Vejamos por partes a fórmula:
  • =SOMARPRODUTO: irá realizar a multiplicação entre as funções SE e SUBTOTAL em modo matricial.
  • SE(Base!$B$2:$B$501=Estoque!$H8;SE(Base!$C$2:$C$501=Estoque!I$7;Base!$D$2:$D$501)): Na primeira parte compara se os dados da coluna B, referente ao nível é semelhante ao nível da célula, se for igual, então verificar se o prédio é o mesmo, e então retorna os dados da coluna D que é a soma de valores.
  • SUBTOTAL(3;DESLOC(Base!$A$2;LIN(Base!$A$2:$A$501)-LIN(Base!$A$2);))): Esta é a parte principal da função, somente funciona por conta do DESLOC. É usada a função SUBTOTAL, com o parâmetro 3 que é a contagem, e os dados das linhas referentes ao intervalo são apresentadas por conta da função LIN que abre os filtros como 0 ou 1, sendo 0 se estiver oculto e 1 se os dados estiverem sendo exibidos.
Mapa de estoque dinâmico Excel Logística WMS 3
Nesta base de dados estão os dados as informações referentes a localização do produto no estoque e a quantidade de produtos nestes endereços.


Retirado de: http://www.guiadoexcel.com.br/mapa-de-estoque-excel-logistica-wms/
Autor: Marcos Rieper

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.