Pesquisar este blog

domingo, 10 de setembro de 2017

Instalando e Configurando o WDS no Windows Server 2008 R2



Das tarefas de um administrador de redes e analista de suporte técnico, uma das mais chatas e que demanda tempo é a instalação de sistemas operacionais.
Imagine instalar o windows em cem máquinas, ter que levar o dvd ou gravar vários, é com certeza uma empreitada bem ardua.
Para facilitar isso e ainda melhorar a velocidade consideravelmente (já que o tráfego de rede é bem maior do que a velocidade de leitura de um DVD) existe imbutido no Windows Server 2008 ( no 2003 chamava-se RIS – Remote Instalation Service ) o Serviço de implantação do Windows ou WDS – Windows Deployment Services
Com este serviço, podemos facilmente instalar sistemas operacionais em menos de 10 minutos, dependendo da largura de banda disponível na rede.
Para tanto, basta ter um Servidor DHCP e um ambiente de domínio e placas de rede com suporte a PXE (Deve-se verificar na BIOS dos computadores e servidores que receberão a instalação a opção BOOT ON LAN e habilita-la) e instalar a função de WDS em algum servidor, em nosso exemplo instalaremos o WDS no próprio servidor DHCP.
Requisitos para instalação do WDS:
Servidor executando: Windows Server 2008 Standard, Enterprise ou Datacenter. O mesmo vale para o Windows Server 2008 R2.
Active Directory: o servidor WDS deve ser membro de um domínio Active Directory.
Servidor DNS
Servidor DHCP: o WDS utiliza o DHCP para informar ao cliente que existe um servidor PXE na rede.
Volume NTFS: as imagens devem ser armazenadas em um volume NTFS.
INSTALAÇÃO DO WINDOWS DEPLOYMENT SERVICES
1- Logado no Windows 2008 ou 2008 R2, abra o Server Manager, clique com o botão direito em “Roles” e depois em “Add Roles

2- Em “Server Roles”, marque a opção “Windows Deployment Services” e em “Next“.

3- Você receberá um Overview da role, clique em “Next” para continuar.

4- Selecione as duas funções “Deployment e Transport Server“, depois em “Next” para continuar.

5- Verifique os serviços a serem instalados e clique em “Install“.

6- A instalação é relativamente rápida, verifique os resultados em “Installation Results”, clique em “Close” para finalizar.

CONFIGURANDO O WINDOWS DEPLOYMENT SERVICES
7- Abra o console do WDS em “Start / Administrative Tools / Windows Deployment Services“, clique com o botão direito sobre o servidor e depois em “Configure Server“.

8- O assistente do WDS será iniciado orientando alguns requerimentos, conforme orientado acima, clique em “Next“.

9- Em “Remote Installation Folder Location” você deverá definir o diretório em que as imagens serão geradas, nessa opção o ideal é manter em uma unidade de disco separada do sistema principal e com espaço suficiente para receber as imagens.

10- Caso o servidor DHCP esteja no mesmo servidor em que o WDS será instalado, mantenha as duas opções “Do not listen on port 67″ e “Configure DHCP option 60 to “PXEClient”, caso estejam em servidores diferentes será necessário desmarcar as duas opções e configurar as propriedades do WDS e a opção 66 do servidor DHCP.

11- Em “PXE Server initial Settings” podemos definir ser o WDS não irá responder, irá responder a alguns, irá responder a todos, ativar aprovação do administrador, referente a requisições de instalação. Para o nosso cenário, o WDS irá responder a todas as solicitações porém será necessária a aprovação do Administrador para que seja procedida a instalação.

12- Em “Operation Complete” deixe a opção “Add images to the server now” para que possamos adicionar nossa primeira imagem no nosso servidor WDS.

13- Em “Add Image Wizard” clique em “Browse” e selecione a unidade de CD/DVD, confirme em “OK” e depois em “Next“.

14- Em “Image Group” defina um nome para o grupo dessas imagens a ser criadas, para o cenário vamos usar o nome “Windows7-Client“.

15- Em “Review Settings” teremos um resumo das opções selecionadas anteriormente, veja que será gerada 9 imagens de instalação (todas as versões do windows presente no DVD de instalação), clique em “Next“.

16- O procedimento é um pouco demorado, clique em “Finish” ao terminar o processo.

17- Navegue entre a console e expanda: Server / Install Images / Image Group Name, verifique todas as images criadas anteriormente, com isso já podemos dar início a instalação remota em nossos clients da rede.

INSTALANDO O SISTEMA OPERACIONAL EM CLIENTS USANDO O WDS
18- Ligue o computador e atente-se na opção de boot de rede, na maioria das placas, para se iniciar o boot remoto deve-se pressionar a tecla “F12“. Verifique na imagem que o client está contatando o servidor, porém precisamos autorizar o início da instalação, lembram da opção 11 desse artigo, em que definimos somente com autorização administrativa.

19- Verifique na opção “Pending Devices” a requisição do client. Clicando com o botão direito e depois em “Name and Approve“, iremos nomear e aprovar a instalação.

20- Para esse cenário vamos usar o nome “CL01″, o mesmo por padrão será mantido no container “Computers” do Active Directory, porém clicando em browse é possível definir a criação em uma respectiva Unidade Organizacional do seu ambiente.

21- Voltando para o client após a aprovação você irá reparar que o boot será iniciado.

22- Será necessário usar uma credencial administrativa para proceder com a instalação.

23- Lembram das 9 imagens criadas e apresentadas no ítem 17, as mesmas estão listadas disponíveis para instalação, prosseguindo assim do mesmo modo de uma instalação local.

Após isto, é so seguir o restante da instalação padrão, que também pode ser personalizada com o Windows SIM para as demais telas do assistente.
[ ] ‘s
Retirado de : https://fabiozibiani.wordpress.com/2011/01/04/instalando-e-configurando-o-wds-no-windows-server-2008/
Publicado em 

Publicado em:
26/12/2012
Instalando e Configurando o WDS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.