Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Utilizando o Terminal Server por mais de 120 dias

Autor: Jucemar Jota G – Blog

Artigo copiado de : http://jucemarjotag.wordpress.com/2011/04/16/utilizando-o-terminal-server-por-mais-de-120-dias/

  Tópico focado no Sistema Operacional Microsoft Windows Server 2003.
Quando instalado o serviço de Terminal Server (TS) no Microsoft Windows Server 2003 ele, automaticamente, fica válido – autenticando usuários – por 120 dias, por padrão. Existem 3 alternativas para o perfil de trabalho:
1ª – AQUISIÇÃO DE LICENÇAS TS CALL – As licenças de TS CALL são as licenças que serão instaladas no Servidor de Licenças TS CALL, de maneira que se a empresa utilizar, por exemplo, 20 usuário conectados utilizando Terminal Server, normalmente na aquisição do Sistema Operacional Microsoft Windows Server 2003, algumas distribuições trazem 5 Licenças TS CALL. Utilizando essa configuração a empresa deverá adquirir 15 TS CALL. Éticamente é a melhor maneira de resolver a restrição aos 120 dias. Basta ativar o servidor de Licenças de Terminal Server e instalar estas licenças nele (INICIAR \ CONFIGURAÇÕES \ PAINEL DE CONTROLE \ ADICIONAR OU REMOVER PROGRAMAS \ ADICIONAR OU REMOVER COMPONENTES DO WINDOWS \ LICENÇAS DE TERMINAL SERVER.
2ª – HABILITAR SERVIDOR DE LICENÇAS DE TERMINAL SERVER DE FORMA DIFERENCIADA – Ao habilitar o Servidor de Licenças de Terminal Server, nos passos descritos acima, pode-ser realizar o seguinte: antes de habilitá-lo troca-se a data do computador colocando, por exemplo, ano de 2030. O servidor será reiniciado e, caso a data não tenha retornado ao ano atual, volta-se a data para o ano corrente. Dessa maneira as TS CALL continuarão com validade somente de 120 dias, porém, contando a partir do dia selecionado do ano de 2030. OBS: Nessa forma escolhida diversas vezes pode-se ter que utilizar os procedimentos da forma descrita abaixo.
3ª – EXCLUINDO CHAVE DE REGISTO  – Quando os usuários conectam-se com serviços de Terminal Server ao computador Servidor cria-se uma chave de registro no computador do usuário passando a contar os dias de vencimento da licença (120 dias). Aos 15 dias que restarão para o término deste prazo o usuário, toda vez que se conectar por TS, será exibida uma mensagem dizendo que restam X dias para a expiração da chave de licença. Para excluir a contagem atual e recomençar novamente deve-se, no micro do usuário, seguir os seguintes passos: INICIAR \ EXECUTAR \ REGEDIT \ Localizar a Chave “MSLICENSING” e Excluí-la. Dessa forma a licença passará a contar 120 dias. OBS: Nem sempre poderá ser utilizada por 120 dias, poderá ocorrer necessidade de excluir esta chave diversas vezes no mês corrente.
São maneiras de se trabalhar com Licenciamento de Terminal Server, lembrando que, éticamente, a forma é descrita na alternativa 1ª.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.