Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Para entender melhor o modelo OSI de 7 camadas.




Um jogo, por correspondência, entre dois enxadristas, um em Teresina e outro em Goiânia5. Os enxadristas são os usuários. O jogo em si (tabuleiro, peças e regras) é a aplicação (camada 7).

As jogadas são registradas em notação tabular (por exemplo, o movimento de um cavalo poderia ser B3C5) e escritas em folhas de papel - essa é a forma de apresentação do jogo (camada 6).

Note que não basta simplesmente colocar uma papeleta no envelope com a notação da jogada. É de bom tom escrever  uma carta completa, com data, saudação e assinatura, perguntar como vai a família, o trabalho, férias, etc. para que se crie um vínculo íntimo entre os dois.

Mas como enviar a jogada ao outro enxadrista? Bem, é necessário estabelecer uma sessão (camada 5) de comunicação.

Em nosso caso, a requisição da sessão é representada pelos serviços da ECT.Colocamos a carta no envelope, endereçamos (não esqueça o CEP!), selamos e colocamos na caixa de correio. Do outro lado, nosso colega vai abrir a carta e estabelecer a sessão.

A ECT é responsável pelo transporte de nossa carta (camada 4).

Isso significa criar meios para que uma conexão entre os dois enxadristas seja estabelecida. Quando colocamos a carta na caixa de correio, esperamos que, de algum jeito, ela chegue às mãos do destinatário. Os mecanismos usados para tal não nos interessam.

A ECT separa as cartas por região, depois por estado, depois por cidade, depois por logradouro. Uma vez separadas, monta pacotes de cartas destinadas a cada logradouro e os envia para lá. Utiliza-se, para tal, uma rede de vias rodoviárias, ferroviárias e aeronáuticas (camada 3) e um exército de carteiros para entregar as cartas.

Os caminhões, ônibus, aviões, motocicletas e as bolsas dos carteiros são os elementos que transportam os pacotes de cartas dentro de uma mesma rede viária. Os caminhões só andam nas estradas, os aviões só voam, os carteiros só andam nas cidades. Nenhum deles conhece os detalhes de toda a rota das cartas, sabem apenas como entregar as cartas localmente. São nossa camada 2.

Note que, caso seja preciso trocar de tipo de rede (por exemplo, sair de um avião e entrar num ônibus), nossas cartas são tratadas por funcionários dos correios que trabalham em atividades próprias da camada 3. Eles sabem mapear entre as redes. Os pilotos dos aviões, por exemplo, não entendem nada disso.

Apesar das facilidades da Internet e da Telefonia, um jogo por cartas é mais  romântico e mais barato...

Os aviões utilizam-se do ar para sustentação e navegação. Já os caminhões trafegam pela estradas. Os carteiros andam por cada lugar que mereceriam muitas medalhas (nem o vento, nem a chuva...). O ar, as estradas e os morros são nossos meios físicos, por onde é feito o transporte de tudo o que descrevemos nas camadas superiores.

Ufa! Descrevemos pelo modelo OSI, com um exemplo não-tecnológico

(tanto o correio quanto o xadrez existem há milhares de anos...), um método

de transporte de mensagens entre duas aplicações.

Exemplo retirado do livro Universidade Hacker
- 4a Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.