De vez em quando, haverá algo que retarda o sistema. Existem algumas ferramentas que podem ajudar a identificar qual processo é a causa dessa lentidão. Uma dessas ferramentas é o htop. Htop é um aplicativo de monitoramento de processo interativo e em tempo real para Linux que mostrará seu uso por cpu / core, bem como um gráfico de texto significativo de seu uso de memória e swap.
Vamos começar instalando o htop. Para instalar o htop para Ubuntu, execute o seguinte comando em um terminal
sudo apt-get install htop
Para instalar o htop para Arch Linux execute o seguinte comando em um terminal
sudo pacman -S htop
Depois de instalado, basta digitar htop em um terminal para iniciá-lo. Aqui está um exemplo de como o htop se parece em meu sistema.
Uso de CPU em todo o sistema:
Os números no canto superior esquerdo de 1 a 8 representam o número de cpu / núcleos em meu sistema com a barra de progresso próximo a eles representando a carga de cpu / núcleo. Como você deve ter notado, as barras de progresso podem ser compostas de cores diferentes. A lista a seguir explicará o que cada cor significa.
- Azul : processos de baixa prioridade (bom> 0)
- Verde : processos normais (do usuário)
- Vermelho : processos do kernel
- Amarelo : hora IRQ
- Magenta : tempo de IRQ suave
- Cinza : tempo de espera IO
Uso de memória em todo o sistema:
Abaixo das barras de progresso da CPU, você verá a memória e as barras de progresso da troca. Como as barras de progresso da CPU, a memória e as barras de progresso de troca podem ser compostas de cores diferentes. Aqui está uma lista do que as cores significam em relação à memória e às barras de progresso da troca.
- Verde : páginas de memória usadas
- Azul : páginas de buffer
- Amarelo : páginas de cache
Carga média:
A carga do sistema é uma medida da quantidade de trabalho computacional que um sistema de computador executa. A média de carga representa a carga média do sistema durante um período de tempo. 1.0 em uma CPU de núcleo único representa 100% de utilização. Observe que as cargas podem exceder 1,0, isso significa apenas que os processos têm que esperar mais pela CPU. 4.0 em um quad core representa 100% de utilização. Qualquer coisa abaixo de uma média de carga de 4,0 para um quad-core está ok, já que a carga é distribuída pelos 4 núcleos.
O primeiro número é uma média de carga de 1 minuto, o segundo é uma média de carga de 5 minutos e o terceiro é uma média de carga de 15 minutos.
Informações sobre processos:
O Htop lista todos os processos em execução em um sistema com informações sobre quanta cpu e memória cada processo está usando, bem como o comando usado para iniciar o processo.
Aqui está uma lista que explica o que cada coluna significa.
- PID : Número de identificação do processo de um processo.
- USUÁRIO : O dono do processo.
- PR : Prioridade do processo. Quanto menor o número, maior a prioridade.
- NI : O bom valor do processo, que afeta sua prioridade.
- VIRT : quanta memória virtual o processo está usando.
- RES : quanta RAM física o processo está usando, medida em kilobytes.
- SHR : quanta memória compartilhada o processo está usando.
- S : O status atual do processo (zumbido, adormecido, em execução, adormecido ininterruptamente ou rastreado).
- % CPU : a porcentagem de tempo do processador usado pelo processo.
- % MEM : A porcentagem de RAM física usada pelo processo.
- TIME + : Quanto tempo de processador o processo usou.
- COMANDO : O nome do comando que iniciou o processo.
A diferença entre VIRT, RES e SHR:
- VIRT significa o tamanho virtual de um processo, que é a soma da memória que está realmente usando, a memória que mapeou em si mesma (por exemplo, a RAM da placa de vídeo para o servidor X), os arquivos no disco que foram mapeados nele ( mais notavelmente bibliotecas compartilhadas) e memória compartilhada com outros processos. VIRT representa quanta memória o programa é capaz de acessar no momento presente.
- RES significa o tamanho residente, que é uma representação precisa de quanta memória física real um processo está consumindo. (Isso também corresponde diretamente à coluna % MEM )
- SHR indica quanto do tamanho VIRT é memória ou bibliotecas compartilháveis. No caso de bibliotecas, isso não significa necessariamente que toda a biblioteca seja residente. Por exemplo, se um programa usa apenas algumas funções em uma biblioteca, toda a biblioteca é mapeada e será contada em VIRT e SHR , mas apenas as partes do arquivo de biblioteca contendo as funções em uso serão realmente carregadas e contadas sob RES .
Use o htop como um profissional:
O Htop possui alguns recursos embutidos muito úteis para facilitar a vida de alguém ao trabalhar com processos do sistema, aqui está uma lista de recursos que considero muito úteis.
- Role a lista de processos horizontal e verticalmente usando as teclas de seta
- Mate um processo pressionando a tecla F9 '
- Renice um processo pressionando a tecla 'F7' ou 'F8'
- Liste os arquivos abertos usados por um processo pressionando a tecla 'l'
- Exibir apenas os processos de um único usuário pressionando a tecla 'u'
- Exibir processos classificados por qualquer coluna htop pressionando a tecla 'F6'
- Exiba os processos em uma visualização em árvore pressionando a tecla 'F5'
Outra opção útil no htop é o menu de configuração que pode ser acessado pressionando a tecla 'F2'. Aqui você pode alterar o comportamento da barra do medidor, personalizar algumas das opções de exibição do htop, escolher um tema de cor para a saída do htop e escolher quais colunas precisam ser exibidas para os processos no htop.
Conclusão
Htop é uma ferramenta fantástica que às vezes passa despercebida. Quando suspeito que há problemas de desempenho com um sistema, o htop é uma das primeiras ferramentas que utilizo para iniciar a investigação do que pode estar causando o problema. Espero que alguém ache este artigo útil e se alguém tiver alguma dúvida deixe um comentário abaixo e tentarei respondê-lo.
Autor: Deon Spengler
Retirado de: https://www.deonsworld.co.za/2012/12/20/understanding-and-using-htop-monitor-system-resources/
Em 22/08/2021
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.