Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Apêndice no trabalho acadêmico

Às vezes o autor de um trabalho acadêmico já possui outros trabalhos, livros ou pesquisas publicados, e que podem muito bem ser aproveitados em sua publicação mais recente. Por essa razão, é permitido que o autor use suas próprias produções, sejam elas documentos escritos, imagens, gráficos ou tabelas de sua própria autoria. Sempre que um documento de autoria do próprio autor for usado como referência de alguma forma e, por ser muito extenso, sua inclusão no corpo do texto for prejudicial à leitura, esse documento não poder ser inserido no corpo do texto. É recomendável que seja colocado na parte de apêndices.

Definição

O apêndice é a parte dos elementos pós-textuais onde o autor inclui documentos de sua própria autoria que serviram de referência ou de suporte para o trabalho. Assim como os anexos, não são obrigatórios, mas deixam o trabalho muito mais organizado, e muitas vezes o tornam mais fácil de ser lido. Com os documentos disponíveis para consulta no próprio trabalho, é mais provável que os leitores e avaliadores os verifiquem e entendam melhor o seu trabalho de modo geral.

Formatação do Apêndice

A formatação do apêndice é muito parecida com a dos anexos. Segue o mesmo estilo de titulação, identificado por uma letra do alfabeto em caixa alta e o título do apêndice separado por um hífen “-”, sempre centralizado e em negrito. O documento em si pode ficar no formato original, podendo sofrer algumas alterações para que não se diferencie tanto da formatação do resto do texto. O tamanho de fonte do título é 10 para Arial ou 12 para Times New Roman, e deve-se usar a mesma fonte empregada que nas partes anteriores.
O título do apêndice segue o seguinte exemplo: APÊNDICE A – Título do Apêndice.





apendice

Retirado de: https://www.normastecnicas.com/abnt/trabalhos-academicos/apendice/
Em: 16/10/2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.