Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de março de 2022

Usando Microsoft Office no Linux!

 Retirado de: https://linuxuniverse.com.br/linux/ms-office

Em: 04/03/2022


Sem PlayOnLinux, sem WINE, sem máquina virtual, sem emulador, sem dual-boot e sem contêiner: Tenha o Microsoft Office direto no desktop Linux! 

 

Introdução 


Muito bem, sabemos que existe um Microsoft Office nativo para Android, macOS, Windows… mas o nosso querido pinguim está de fora dessa lista. 

Também é sabido que muitas tentativas de rodar o MS Office direto no Linux: Com o WINE e seus asseclas playonlinux, lutris, etc – máquina virtual, dual boot, contêiner, etc. 

Porém hoje eu quero trazer uma solução direta, simples, funcional, gratuita e também honesta, sem pirataria, de se executar o MS Office direto no Linux, abrir planilhas do Excel 2019 com Macros, tudo absurdamente funcional! A única exceção, a única condição, é que ele funcionará Online, igual o Google Docs. 

 

Utilize sua conta Microsoft 


Se não possuir uma conta, crie uma conta gratuita no Hotmail/Outlook. 

A conta pode ser criada clicando aqui onde você também poderá escolher o domínio que quer usar, se é @outlook ou @hotmail. 

Importante lembrar e frisar que ao criar a conta gratuita você terá direito a 15 Gb no OneDrive. 


2. Microsoft Edge 

Agora, instalamos o Microsoft Edge Beta em seu sistema. 

O download do pacote .deb/.rpm pode ser feito clicando aqui. 
Ao instalar, o pacote insere o repositório do Edge no sistema, o que o manterá sempre atualizado! 

  

Edge instalado e configurado! 

Agora, dentro do Edge, abra o site: https://www.office.com/?auth=1 

Faça login com sua conta recém criada do Hotmail/Outlook. 

Você verá uma tela semelhante a esta. Aqui você está acessando o Office. Mas para integrá-lo ao seu sistema de forma mais orgânica, clique na barra de navegação e veja o botãoInstalar”: 

  

 

Assim que você clicar em Instalarnada vai acontecer! Uau! 

Ok. O Edge criou um “app” do Office em seu sistema porém ele ficaescondidopor padrão. 

Ele está em/home/USUARIO/.local/share/applications/ 
com um nome bem aleatório tipomsedge-ocdlmjhbenoxdfhlojajgokahchlkk-Default”. 

  

 

Esse é o atalho definitivo. 

Se você tentar executá-lo, provavelmente seu sistema vai perguntar se você confia na aplicação. 
Ao marcar ele como Lançador Confiável, ele vai ganhar um nome e um ícone: 

  

 

Pronto! 

Ao executá-lo, observe que o Edge abrirá num modo mais simples, sem as ferramentas tradicionais, apenas com o office.com: 

  

 

Aos que desejarem tentar implementar alguma solução externa de atalho e/ou navegação com o Office embutido, este é o código completo do atalho: 

/opt/microsoft/msedge-beta/microsoft-edge-beta –profile-directory=Default –app-id=ocdlmjhbenodhlknglojajgokahchlkk “–app-url=https://www.office.com/?from=Homescreen 

3. Funcionalidade 

A partir daqui o Office está funcional. 

  

 

Tanto o Word quanto o Excel estão bastante completos com as respectivas versões 2019/365. 

  

 

Ah mas esse Office não integra no sistema como ocorre no Windows 10! 

Apesar de não haver uma aplicação nativa da Microsoft, boas integrações disponíveis! 

Primeira: O próprio Office integra os documentos com o OneDrive e também permite que você baixe eles direto pro computador: 

 

Assim como o aplicativo permite que você abra um documento armazenado localmente, enviando-o para o Onedrive e abrindo imediatamente no Office; Além disso conta com suporte a arraste: Você apenas clica e arrasta o documento para dentro do aplicativo e ele será carregado. 

E caso você queira um software de sincronia entre a nuvem e sua máquina local, você temInsync como opção gratuita! 
Via terminal o RCLONE continua sendo uma opção FOSS nativa de todas as distribuições para sincronia de dados com o OneDrive. 

4. Conclusão Opinativa 

Realmente a funcionalidade do Microsoft Office 365 integrado online e funcional no Linux, da forma como apresentei aqui, é algo relativamente recente e que, ao menos nos meios em que convivo e trabalho, não vi muita popularidade, seja por desinteresse, seja por desinformação. E isso me surpreendente porque uma demanda pelo MS Office: Muitas empresas não migram pra Linux porque o Office é fundamental, seja pelo Outlook, seja pelo Excel. 

Sobre a aplicação, pessoalmente não senti falta de nenhuma funcionalidade mais avançada deles. 

Inclusive eu gostaria de saber de vocês leitores: Vocês sentiram falta de algo do Office Online que existe na versão instalável convencional? Quais empecilhos impedem, na sua opinião, a propagação, o sucesso do Office Online ante o Office Offline, considerado por muitos uma das últimas barreiras para o Ano do Linux se tornar uma realidade? 

Pelo sim ou pelo não, com o Microsoft Office 365 gratuito e funcional Online amadurecendo como tem sido, quem sabe com mais gente buscando-0 como Solução para o Linux, a Microsoft não olhe com bons olhos para o sistema e uma versão nativa instalável veja a luz do dia? 

Dica sugerida pelo meu sócio e amigo Bruno Correa 

#UrbanCompassPony