Este guia está preparado na versão LibreOffice 7.2 (dev).
1. Alterações na interface do usuário
O LibreOffice possui uma barra de ferramentas no estilo "Ribbon" chamada Barra com guias. Embora ele venha com muitas opções da barra de ferramentas (veja abaixo). Para este guia, usei a opção Barra tabulada.
- Abra o LibreOffice e vá para
Menu > View > User Interface
. - Selecionar
Tabbed
from the UI Section.
- Clique em Aplicar a todos. O LibreOffice também oferece uma opção para aplicar a barra de ferramentas específica ao Writer ou Calc. Se você deseja um tipo de barra de ferramentas diferente, pode escolher esse caminho. Mas eu recomendaria usar o Apply to All para torná-lo consistente.
- Agora você deve ter a fita no estilo do Microsoft Office. Embora eles não sejam exatamente os mesmos, você percebe.
2). Ícones do Microsoft Office para LibreOffice
Os ícones na barra de ferramentas desempenham um papel importante no seu fluxo de trabalho. O LibreOffice fornece alguns ícones agradáveis para sua barra de ferramentas. Os melhores são os -
- Karasa Jaga
- Colibra
- Elementar
Para este guia, usaremos Conjunto de ícones do Office 2013 desenvolvido por um autor. Está disponível na arte Devian.
- Vá para o link abaixo e faça o download do arquivo de extensão LibreOffice (* .oxt). Para as versões mais recentes do LibreOffice, você precisa usar arquivos de extensão para instalar conjuntos de ícones.
- Após o download, clique duas vezes no arquivo .oxt para abrir. Ou pressione CTRL + ALT + E para abrir o Extension Manager e selecione o arquivo .oxt baixado usando o botão Adicionar. Feche a janela uma vez feita.
- Agora vá para
Tools > Options > View
. From the Icon style choose Office 2013.
- Altere o tamanho do ícone via
Icon Size > Notebookbar > Large
. If you feel the icons are small, you can change them. However, I feel to make it more Office-like, the large settings work better.
E é isso. Sua instalação do LibreOffice deve ficar assim.
Lembre-se, se você estiver usando o Ubuntu, o KDE Plasma ou qualquer distribuição Linux, a aparência poderá ser diferente. Mas, na minha opinião, parece mais próximo do Microsoft Office no KDE Plasma do que do GNOME. O LibreOffice não parece bom em sistemas baseados em GTK no momento.
No Windows, no entanto, parece melhor porque usa fonte do sistema, paleta de cores.
Essas são algumas configurações que você pode usar, no entanto, você pode brincar com mais personalizações, ícones e temas, conforme desejar. Se você gosta do modo sombrio no LibreOffice, pode ler nosso tutorial - como ativar o modo escuro no LibreOffice.
Notas finais
O Microsoft Office é sem dúvida o líder de mercado no espaço de produtividade do Office. Há uma razão para isso, vem com décadas de desenvolvimento e não é um produto gratuito. De fato, o preço mais recente de uso doméstico do Office 365 é de cerca de ~ 7 USD por mês para 3 a 4 dispositivos. O que é um pouco caro se você me perguntar.
Considerando que o LibreOffice é gratuito e a comunidade desenvolvida, liderada pela The Document Foundation. Portanto, o desenvolvimento é mais lento e os recursos chegam atrasados. Ele não está tentando ser o Microsoft Office, mas oferece a milhões de usuários, escolas, organizações sem fins lucrativos, faculdades, estudantes a oportunidade de trabalhar e aprender usando um pacote de escritório gratuito.
Portanto, é benéfico se isso pode imitar a aparência básica para fazer com que o Microsoft Office aumente a adoção do LibreOffice. E espero que este guia sirva um pouco de propósito nessa direção.
Link: Comparação oficial de recursos entre o LibreOffice e o Microsoft Office.