Pesquisar este blog

quinta-feira, 13 de abril de 2017

Usar o VirtualBox pelo navegador a partir de qualquer PC!

http://www.superdownloads.com.br/materias/6275-descubra-virtualbox-navegador-partir-de-pc.htm


Com este tutorial, você usará todos os recursos do VirtualBox a partir de qualquer navegador

Por Felipe Augusto Cavalcante em 10/08/2012


No mundo corporativo, quase tudo envolvendo servidores é feito de forma remota; isso ocorre pois as máquinas ficam acondicionadas em data centers protegidos e climatizados especialmente para mantê-las em funcionamento. Com esta estratégia, os administradores usam uma série de ferramentas e dispositivos remotos para reiniciar, manipular e até mesmo formatar os sistemas.
E se você pudesse fazer a mesma coisa com as suas máquinas virtuais do VirtualBox? Pois saiba que não é muito difícil de fazer e ainda oferece ótimos resultados. Com os passos indicados neste tutorial você poderá criar, pausar e ligar máquinas virtuais ou então gerenciar configurações e aplicar snapshoots a partir de qualquer PC conectado à sua rede.
É possível usar a máquina virtual pelo navegador, além de mexer em suas configurações
Você pode estar imaginando: "Parece muito bom para ser verdade, como isso tudo funciona?". Bom, um desenvolvedor criativo e habilidoso resolveu aproveitar um recurso nativo do VirtualBox, para conexão remota via Web e RDP, e construiu um pequeno sistema em PHP para servir como interface para estes recursos; disponibilizando assim o controle do VirtualBox pelo navegador.

Preparando o VirtualBox

1. Baixe e instale o VirtualBox, caso ainda não o tenha.
2. Baixe o pacote de recursos adicionais do VirtualBox no link VirtualBox Extension Pack. Terminado o download, clique duas vezes sobre o arquivo para começar a instalação.
3. No VirtualBox, confirme que deseja instalar o pacote de extensão clicando em "Instalar".

4. Observe se a mensagem de sucesso da instalação realmente apareceu, conforme a seguir abaixo.

Servidor Web

Neste passo pode ser usado qualquer servidor PHP, desde que tenha a extensão php_soap.dll instalada. Para evitar problemas e ajudar aqueles que ainda não possuem um servidor PHP configurado, vamos usar o instalador WampServer. Com esta ferramenta, você terá em questão de segundos um servidor Apache com PHP, MySQL e phpMyAdmin totalmente instalados e configurados.
1. Instale o servidor WampServer com as configurações padrão.
2. Quando surgir a janela "Please choose yout default browser...", indique o executável de seu navegador preferido. Conforme imagem abaixo, escolhemos o Firefox.
3. Caso surjam avisos em seu Firewall ou na ferramenta padrão do Windows solicitando permissão para o Apache, confirme as permissões.
4. Ao término da instalação do WampServer, o servidor entrará automaticamente em execução e deixará seu atalho próximo ao relógio do Windows. Talvez você tenha que clicar na pequena seta para cima e expandir a visualização dos atalhos.

5. Clique sobre o atalho do WampServer, com o botão esquerdo mesmo, e siga pelo item de menu "Apache", depois clique na opção "httpd.conf". Isso abrirá uma janela do bloco de notas com o documento carregado.

6. No documento, encontre o trecho "". Mais abaixo deste trecho, troque o número "127.0.0.1" pela palavra "all" e salve o documento, conforme imagem abaixo. Isso fará com que o seu servidor web esteja disponível para qualquer dispositivo que tenha acesso ao seu PC, incluindo é claro, as máquinas de sua rede interna.

7. Clique novamente no atalho do WampServer, siga pela opção "PHP" e acesse a subpasta "extensions". Nesta última pasta no menu, clique na opção "php_soap", tal como na imagem abaixo.

8. Clique novamente no atalho do WampServer, depois clique na opção "Restart All Services". Assim, as alterações nas configurações já passam a valer imediatamente.

9. Para testar o servidor WampServer, ainda sem o sistema PHP do VirtualBox instalado, acesso o endereço "127.0.0.1" pelo navegador da própria máquina, ou então o endereço IP desta máquina em alguma outra da rede.

Preparando o phpVirtualBox

1. Baixe o arquivo compactado phpVirtualBox, descompacte o conteúdo e acesse a pasta gerada.
2. Observe, que foi gerada uma pasta "phpvirtualbox-4.1-7" dentro da outra; renomeie esta interna para algo mais fácil de digitar. No exemplo, usaremos o nome "vbox", que é o mesmo usado para acessar o endereço local da ferramenta no navegador.

3. Acesse o conteúdo da pasta "vbox" e certifique-se de que ela realmente possui o sistema PHP. Se estiver tudo certo, conforme a imagem abaixo, volte no Windows Explorer até ver a pasta "vbox" e copie;

4. Clique no atalho do WampServer e depois na opção "www directory", para acessar a raiz de do servidor Web Apache;

5. Cole a pasta "vbox", do passo 2 dentro desta passa "www" assim como na imagem abaixo;

6. Acesse a pasta "vbox" na localização atual e renomeie o arquivo "config.php-example" para apenas "config.php";

7. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo "config.php" e indique a opção "Abrir". Se você já tiver um editor de código PHP, é provável que ele abra o arquivo. Do contrário, marque a opção "Selecionar um programa...", selecione o "Notepad" e clique no botão "Ok".

8. No arquivo aberto para edição, troque o item 'vbox' pelo nome de usuário que será usado no Windows, e o item 'pass' pela senha deste usuário. É indispensável ter um usuário administrador configurado com senha no Windows para a ferramenta autenticar e funcionar; portanto, se ainda não tiver, crie e insira as suas informações neste campo.
Sugestão: crie um usuário administrador apenas para logar o VirtualBox.
9. Salve o arquivo depois de inserir o usuário e a senha correta do Windows, e feche o Bloco de notas.

O acesso

1. Abra o menu "Iniciar", encontre o atalho do VirtualBox, clique sobre ele com o botão direito do mouse e selecione a opção "Propriedades".

2. Clique no botão "Abrir Local do Arquivo", para acessar a pasta de instalação do VirtualBox.

3. Encontre e execute o arquivo "VBoxWebSrv.exe". Para facilitar no futuro, clique sobre o arquivo com o botão direito do mouse, siga até a opção "Enviar para" e indique "Área de Trabalho". Assim você poderá iniciar o serviço Web do VirtualBox facilmente.

4. Digite em seu navegador o endereço "http://127.0.0.1/vbox" e aperte "Enter" para acessar o sistema PHP. O login padrão é usuário "admin" e senha "admin" sem aspas (pode ser alterado no arquivo do passo 7 do processo anterior) ou pela própria ferramenta depois.

5. Se tudo deu certo, você receberá a maravilhosa tela a seguir. Observe que é praticamente idêntica a da própria interface padrão do VirtualBox.

6. Para traduzir a interface Web do VirtualBox, clique na opção de menu "File" e siga até "Preferences". Clique na opção "Languages", indique o idioma "Português (Brasil)" e clique no botão "Ok".

7. Para habilitar o uso de uma máquina virtual através do sistema Web, clique com o botão direito sobre a VM que deseja e indique a opção "Configurações". Caso ainda não tenha uma máquina virtual, é possível criá-la através da própria interface Web.

8. Clique na opção "Monitor" e depois sobre a aba "Tela Remota". Marque a opção "Habilitar Servidor", assim será possível usar a máquina virtual pelo navegador e também através do protocolo RDP, de acesso remoto.
Caso queira permitir o acesso de várias pessoas ao mesmo tempo a uma máquina virtual, marque também a opção "Permitir Múltiplas Conexões".

9. Selecione a máquina virtual, configurada no passo 7 e 8, clique no botão "Iniciar" lá no topo do navegador.

10. Clique na opção "Console", no canto superior direito da tela.

11. Escolha a resolução que deseja usar para visualizar a VM no navegador, depois clique em "Conectar".

12. Agora você pode usar tranquilamente a máquina virtual, a partir de qualquer computador de sua rede, como se estivesse sentado à frente da máquina física.

13. Para evitar problemas e bugs, prefira sempre usar o botão "Abrir em janela separada". Assim a tela da máquina virtual será aberta em uma nova janela, do contrário a ferramenta não permitirá a realização de todos os comandos disponíveis.

Mais além

Com tudo funcionando, você poderia pensar: "Será que eu conseguiria acessar pelo meu smartphone, já que está rodando pelo navegador?" A resposta é:
*Samsung Galaxy W, Android 2.3.3
Apenas uma notícia ruim, como o servidor Web embutido no VirtualBox ainda usa o plug-in do Flash, a manipulação da máquina virtual funcionará apenas em dispositivos Android com o player instalado; dispositivos Apple, nem pensar.

Dicas

1.  Para acessar as máquinas virtuais através da Internet, estando elas em sua casa ou empresa, basta configurar seu roteador para mapear as portas 80 e 3389 para a máquina com as VMs instaladas. Contudo, é recomendado que a porta padrão seja alterada, antes de disponibilizar na Internet, evitando que sua rede se torne alvo de invasões simples.
2. A máquina rodando o phpVirtualBox precisa das seguintes portas liberadas: 80, 3389 e 18083. Todas elas são usadas para a comunicação entre o VirtualBox, seu serviço Web (VBoxWebSrv.exe) e o servidor Apache (com o phpVirtualBox).
3. Antes de implementar esta técnica em sua empresa ou com máquinas virtuais criticas, homologue o ambiente por um bom tempo. Pois nem o Superdownloads, o desenvolvedor do sistema PHP ou a própria Oracle (VirtualBox) se responsabilizam por eventuais danos.
4. Em caso de problemas, certifique-se de que o seu navegador já possui o Adobe Flash Player instalado.
5. Caso a máquina com as máquinas virtuais seja dedicada a estas tarefas, é recomendado programar o WampServer e o VBoxWebSrv.exe para abrirem junto com o Windows. Outra forma, é criar um script para abrir os dois programas ao mesmo tempo.

sábado, 8 de abril de 2017

Instalação do Novell Netware 6.4

Retirado de : https://stuff.mit.edu/afs/sipb/project/vmdialup/lib/vmware-console/help-guestinstall/guestos_netware65.htm


Support

This guest operating system is supported on the following VMware products:
  • VMware Workstation 4.5, 4.5.1, 4.5.2 - Support Pack 1
    VMware Workstation 5.0 - Support Pack 3
    Novell Open Enterprise Server services supported on NetWare 6.5 Support
    Pack 3 running under Workstation 5.0
  • VMware ACE - Support Pack 1
  • VMware GSX Server 3.0, 3.1, 3.2 - Support Pack 1
  • VMware ESX Server 2.0.1, 2.1
    VMware ESX Server 2.5 - Support Pack 1 or 2
    VMware ESX Server 2.5.1 - Support Pack 2
    No support for Virtual SMPNote: If you are installing a guest operating system through VMware VirtualCenter, be sure it is supported under the VMware product - ESX Server or GSX Server - on which you are running the virtual machine.

General Installation Notes

Be sure to read General Guidelines for All VMware Products as well as this guide to installing your specific guest operating system.
You can install NetWare 6.5 in a virtual machine using the standard Novell NetWare 6.5 Operating System and Product CD-ROMs.
Keep the following issues in mind:
  • VMware recommends you install NetWare 6.5 on a computer with at least 512MB of memory.
  • Guests without Support Pack 1: Be sure to read the Novell technical information document at support.novell.com/cgi-bin/search/searchtid.cgi?/2967370.htm. This document describes the steps necessary to download and install a NetWare patch that you must use when you install a NetWare 6.5 Server guest operating system without SP1.
  • When you configure a virtual machine for a NetWare 6.5 guest, use the virtual LSI Logic SCSI adapter. NetWare 6.5 does not include a driver for the virtual BusLogic SCSI adapter.

Installation Steps

To install NetWare 6.5 in a virtual machine, take the following steps.
  1. Insert the Novell NetWare 6.5 Product CD in the CD-ROM drive.
  2. Power on the virtual machine to start installing NetWare 6.5.
  3. Read and accept the license agreement.Note: A few prompts appear before you reach the license agreement. Accept the defaults for installing NetWare, the CD-ROM drive type, how to restore the floppy drive and the run mode, then continue.
  4. When prompted, choose IDE CD-ROM.
  5. Create a new boot partition. The guest operating system reboots. The installation continues.
  6. VMware ESX Server: Jump to step 7.
    VMware Workstation, VMware ACE and VMware GSX Server: To configure IP networking, do one of the following:
    • If you chose bridged networking for the virtual machine, enter its IP address.
      When NetWare tries to load the LAN driver (using pcntnw.lan), it fails because it broadcasts for its own IP address. This causes IP networking to fail.
      To work around this, open the System Console (press Ctrl-Esc) and type
      set allow ip address duplicates=on
      Press Alt-Esc to return to the installation.
    • If you chose host-only networking for the virtual machine, look up the host machine's IP address.
      At a command prompt on a Windows host, type
      ipconfig /all
      At a command prompt on a Linux host, type
      ifconfig
      Note the host's IP address for VMnet1 and change the last octet so it is greater than the last octet in the IP address of the host.
      For example, if the host IP address is 192.168.160.1, then the virtual machine's IP address is 192.168.160.###, where ### is any number greater than 1 and less than 128.
      For the subnet mask, enter 255.255.255.0.
      For the router gateway, enter the host's IP address (192.168.160.1 in our example).
    • If you chose network address translation (NAT) for the virtual machine, look up the host machine's IP address.
      At a command prompt on a Windows host, type
      ipconfig /all
      At a command prompt on a Linux host, type
      ifconfig
      Note the host's IP address for VMnet8 and change the last octet so it is greater than the last octet in the IP address of the host.
      For example, if the host IP address is 192.168.160.1, then the virtual machine's IP address is 192.168.160.###, where ### is any number greater than 2 and less than 128.
      For the subnet mask, enter 255.255.255.0.
      For the router gateway, enter the NAT service's IP address (192.168.160.2 in our example).
      Note that with Network Address Translation, there are 2 IP addresses in use on the host:
      * The IP address assigned to the interface for VMnet8 (which shows up in the ipconfig output with a ".1" in the last octet).
      * The IP address used by the NAT device itself (which always uses ".2" as the last octet).
  7. Finish the installation by following the on-screen instructions.
    After you finish the installation, install VMware Tools, which installs and loads the CPU idler program.

VMware Tools for NetWare 6.5 Guest Operating Systems

Be sure to install VMware Tools in your guest operating system. For details, see the manual for your VMware product or follow the appropriate link in the knowledge base article at www.vmware.com/support/kb/enduser/std_adp.php?p_faqid=340.
Installing VMware Tools also installs and loads the CPU idler program. NetWare servers do not idle the CPU when the operating system is idle. As a result, a virtual machine takes CPU time from the host regardless of whether the NetWare server software is idle or busy. To prevent unnecessary slowdowns, VMware recommends that, after you install VMware Tools, you keep the NetWare CPU idle program loaded.

Known Issues

Regaining Keyboard and Mouse Control After Reboot

Whenever you reboot the guest operating system, it can take up to six minutes before you can regain control of the keyboard or mouse.

Navigating in Text Mode

If you are using text mode and want to browse the file system, you may notice that the arrow keypad and Insert key do not allow you to navigate directories. To work around this issue, use the numeric keypad, but first turn off the number lock by pressing the Num Lock key.