Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Peter, Paul, And Mary ~ Live ~ Puff The Magic Dragon ~ 1965

Ricky Nelson- Poor Little Fool (1967)

Keane - Everybody's Changing [Legendado/Live O2 Arena]

Guilherme Arantes - Cheia de charme (1985)

Genesis - Follow You Follow Me

Suddenly I See with lyrics, by KT Tunstall

Eurythmics - Sweet Dreams (Are Made Of This) (Official Video)

ESSA É DE 1999 - PAULO RICARDO DOIS

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Notas de Rodapé em Artigos Científicos (ABNT)

Texto retirado de: http://joaomattar.com/blog/2009/12/01/notas-de-rodape-em-artigos-cientificos-abnt/


As normas da ABNT não são leis, e portanto diferentes organizações podem definir normas próprias para a produção de artigos científicos, que devem então obviamente ser seguidas. Nas normas para artigos enviadas para congressos ou revistas científicas, muitas vezes realmente há indicação de que não devem ser utilizadas notas de rodapé. Aqui, procurarei esclarecer a dúvida em função das normas da ABNT.

Ao contrário do que muita gente acredita, existe uma norma da ABNT específica para artigos científicos:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6.022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, maio 2003.

De acordo com a NBR 6.022, as notas explicativas realmente não devem aparecer no rodapé, mas no final do texto, após a conclusão e antes das referências. A NBR 6.022 define nota explicativa como: “nota usada para comentários, esclarecimentos ou explanações, que não possam ser incluídos no texto.” (p. 2)
Entretanto, a NBR 6.022 também prescreve que as citações em artigos científicos devem ser apresentadas conforme as orientações de outra norma:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10.520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, ago. 2002.
A NBR 10.520 define, além de notas explicativas (com as mesmas palavras da definição da NBR 6.022), dois outros tipos de notas:
Notas de referência: notas que indicam fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado.
Notas de rodapé: indicações, observações ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor, podendo também aparecer na margem esquerda ou direita da mancha gráfica.

Nos exemplos da NBR 10.520, as notas explicativas aparecem em rodapé, mas como já vimos, no caso de artigos científicos devem aparecer no final do texto, após a conclusão e antes das referências, seguindo as orientações da NBR 6.022.
Entretanto, a NBR 10.520 possibilita ainda que outros tipos de notas, que não explicativas, apareçam em rodapé.
No caso de dados obtidos por informação verbal (palestras, debates, comunicações etc.) e na citação de trabalhos em fase de elaboração, após a citação deve-se indicar (informação verbal) ou (em fase de elaboração), e utilizar o rodapé para mencionar os dados disponíveis. Portanto, ligando-se as duas normas, é possível observar aqui uma indicação para o uso de notas de rodapé (que não seriam, nesses exemplos, explicativas) em artigos científicos.
Mas além disso, a NBR 10.520 indica também a possibilidade de utilizar notas de referência no rodapé, com vários exemplos.
Depois de tanta essa bagunça, é portanto possível concluir o seguinte, em função das orientações da ABNT:

1. Se você não utilizar notas explicativas no seu artigo científico, a ABNT possibilita a utilização de notas de referência no rodapé, assim orienta que apareçam no rodapé observações em relação a informação verbal e trabalhos em fase de elaboração. Essas informações, aliás, quando utilizadas no rodapé, facilitam a vida do leitor, que não precisa ficar virando páginas para encontrar as informações que deseja.

2. O problema surge se você utilizar notas explicativas no seu artigo científico.

2a. Uma opção seria colocar as notas de referência (se houver), incluindo as complementações dos exemplos de informação verbal e trabalhos em fase de elaboração (também se houver), juntas com as notas explicativas no final do artigo, após a conclusão e antes das referências, usando para isso um único sistema númerico de chamada. Ou seja, no final do texto, aparecerão juntas notas explicativas, notas de referências e outras notas cabíveis.

2b. Outra opção seria adotar 2 sistemas de chamada (com letras e números, ou algarismos romanos). Isso não está previsto na ABNT, mas não há nenhum impedimento nas normas para que você utilize um sistema de chamadas para as notas explicativas no final do artigo, e outro sistema de chamada para as notas de rodapé (já vi isso em inúmeros artigos).
Portanto, não me parece que seja correto afirmar que em artigos científicos não podemos utilizar notas de rodapé, pelo menos de acordo com a ABNT. Se não houver nenhuma orientação do evento, da instituição ou da revista para a qual você estiver produzindo seu artigo, sinta-se à vontade para usar notas de referência, ou não-explicativas, no rodapé.