Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Instalando licenças GRATUITAS para seu Citrix XenServer


Instalando licenças GRATUITAS para seu Citrix XenServer
O Citrix XenServer é uma poderosa ferramenta para virtualização de servidores e de Destops (VDI), composto pelas edições Platinum, Enterprise, Advanced e Free. Se você está iniciando e conhecendo a ferramenta, pode fazer o download e aplicar uma licença gratuita, com a edição Free, você pode virtualizar servidores utilizar conexões com storage iSCSI e Fiber Channel (HBA), sem custo adicional, mas atenção, recursos como High availability, Memory optimization, Automated VM protection and recovery e outros tantos recursos não estão disponíveis nesta edição. Veja neste link da Citrix um comparativo entre as edições do XenServer:
Mas vamos ao que interessa neste artigo, obter e aplicar licença gratuita ao seuXenServer, primeiro passo (se você ainda não fez), baixar e instalar o XenServer. Este é o link para download: http://www.citrix.com/lang/English/lp/lp_1688615.asp#top
Após ter o produto instalado, você precisa fazer um request da sua licença gratuita que valerá por um ano (e você poderá ao final deste prazo) renovar sua licença gratuita ou comprar uma edição mais completa. Entre neste link e faça sua requisição de licença gratutita  http://deliver.citrix.com/go/citrix/xenserver_renewalb?transactionID=d168700e67ce4cf097c5bc8b9a74baa8
Ao concluir o processo, você receberá um e-mail com um arquivo denominado: license.xslic, salve este arquivo em sua máquina, preferencialmente na máquina onde está instalado o Citrix XenCenter (que é a console de gerenciamento do XenServer).
Agora siga estes passos para aplicar esta licença ao seu servidor XenServer:
1. Abra o XenCenter
2. Acesse o menu Tools e então clique em License Manager
3. Selecione o servidor e pressione o botão Activate Free XenServer e então clique em Apply Activation License
4. Localize o arquivo de licença que você recebeu da Citrix e aplique
Pronto, com estes passos você verá uma licença aplicada que terá uma data de expiração, agende a renovação e não esqueça dela.

Retirado: 18/10/2012